Banner
Banner

Eleitos novos membros do Conselho M. de Educação

Imprimir PDF

O Conselho Municipal de Educação de Aracatu realizou uma reunião ontem (18), às 9h, no auditório da secretaria de educação, com o objetivo de eleger os novos membros do Conselho. Desta forma foram eleitos os representantes de diversos segmentos com respectivo suplente:

Jone Walquer Trindade Correia e William Vieira Oliveira - Secretaria de Educação;

Sandra Lima Teixeira e Sueli Fernandes Costa - diretores municipais;

Claudia Assis e Helena de Jesus Viana - professores municipais;

Thalia Pereira Teles e Auviscley Pereira Oliveira - estudantes municipais;

Suziany da Silva Aguiar Correia e Fátima Santos do Alto - pais de estudantes municipais;

Sueli Vieira Teixeira e Valdiléia Oliveira Maia Lopes - funcionários de escola estadual;

Thiago Silveira e Maiara Amorim da Silva - Conselho M. dos Direitos da Criança e do Adolescente;

Fátima de Jesus Silva e Rita Silveira Coqueiro - FUNDEB;

Erivan Coqueiro Sousa e Lucimara Vieira - associações;

Simone Prates e Eliana Amorim - Conselho Tutelar;

Dos referidos membros foram votados para presidente, vice-presidente e secretário, respectivamente: Sandra Lima Teixeira, Claudia Assis e William Vieira Oliveira.

Associação da Rua Nova promoveu dia de recreação no 52º aniversário da cidade

Imprimir PDF

A Associação dos Moradores do bairro Rua Nova realizou no último sábado (12) o Dia de recreação, em homenagem ao aniversário de 52 anos da cidade, de Aracatu-BA. Houve corrida de saco, de vassoura, de ovo na colher, nas categorias feminino e masculino, corrida de 100 e 2o0 metros, pescaria. Os campeões foram premiados com dinheiro, brindes e medalhas. O evento contou com o apoio da prefeitura municipal.Clique aqui e veja as fotos de Naiara Porto.

Aracatu: PM prende acusado de homicídio

Imprimir PDF

Policiais Militares da 34ª CIPM,  lotados no destacamento de Aracatu, prenderam neste domingo (13) por volta de meio-dia, AVERINEU CARLOS SILVA. O mesmo é acusado de ter matado Sivinaldo  José da Silva, no dia 22 de novembro de 2013, às margens da BR-030, sentido Brumado-Sussuarana, no município de Aracatu e havia um Mandado de Prisão Preventiva contra ele. A prisão ocorreu em um Bar localizado no Povoado de Várzea da Pedra, Aracatu-BA.

Alemanha é tetracampeã mundial, vencendo a Argentina

Imprimir PDF

O time estrangeiro mais brasileiro da Copa de 2014 agora tem também o título que um dia o Brasil se orgulhou de dizer que tinha: o melhor futebol do mundo. Ontem (13), o melhor futebol do mundo é da Alemanha, que deu uma verdadeira aula de futebol. A consagração de uma geração brilhante e de um trabalho sério de anos aconteceu neste domingo, com vitória sobre a Argentina na prorrogação, por 1 a 0, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Com gol do garoto Götze, os alemães conquistaram o tetracampeonato mundial, repetindo os feitos de 1954, 1974 e 1990. Informações espn/uol.

Aracatu: Cidade Bela

Imprimir PDF

 

No fundo da Bahia,

Tem uma cidade com muita alegria.

Essa cidade é Aracatu,

Mas não é do tamanho de um tatu.


Lá tem muita amizade para se espalhar

E muitas novidades para se contar.

Minha Cidade é sonhadora

E também muito lutadora.


Aracatu nasceu na beira de uma grande lagoa,

De água limpa e muito boa.

Onde guerrearam homens e índios bravos

Originando a antiga Gameleira dos Machados.


Em Aracatu muita gente gosta de jogar,

E muita gente gosta de trabalhar.

Na minha cidade

Tem muita felicidade.


Aracatu não parece ser favela,

Ela é muito bela.

O nosso São Pedro e São João

Tem muita animação.


O nosso comércio

É de um povo muito honesto.

Na zona rural planta e cria gado

Para ter seu alimento sossegado.


Autora: Amanda Coqueiro Dias

Parabéns Aracatu pelo seu 52º aniversário

Imprimir PDF

Segundo os estudos do Advogado Afrânio Cotrim Virgens e do Professor Ademir Pereira Santos, Aracatu originou-se ao redor da Lagoa da Gameleira, onde habitavam índios, da tribo Tupi Guarani. No século XIX, o Coronel Salustiano Rodrigues de Souza (Coronel Salú ou velho Salú) invadiu o local, expulsou os índios, tomou posse do ambiente e fixou residência. O Coronel apesar de não assinar Machado, era da família. Assim o mesmo denominou a região de Gameleira dos Machados, que pertencia à uma enorme fazenda de titulação São Pedro. Gameleira pela grande quantidade dessa árvore frondosa que chega em média a 10 metros de altura. Machados prestando-se homenagem a sua tradicional família.

Aracatu, nome atual do município, originou-se a partir de 1938 devido à posição privilegiada que geograficamente se situa a Sede do Município na região. É uma palavra de origem Tupi: Araka’tu, dia bom, dia de tempo firme, bons ares. Palavra que os índios empregavam a uma determina corrente de ar. Clima ameno, frio, seco, bem ventilado.

A Lei que criou o Município de Aracatu, desmembrando do Município de Brumado, foi assinada pelo então governador Juracy Montenegro Magalhães e cuja luta foi do Deputado Oldack Neves, natural de Caculé e radicado em Brumado, a pedido do então Vereador Libério Maia.

Apesar de sua emancipação política ter-se dado em 12 de julho de 1962, pela criação da Lei nº 1.708, publicada no Diário Oficial do Estado, todavia, a sua instalação foi efetivada em 07 de abril de 1963, com a posse do primeiro Prefeito, Sr. Libério Alves Maia, que antes representou o distrito de Aracatu na Câmara Municipal de Brumado, em quatro legislaturas seguidas, isto é, de 1946 a 1962. E neste data de 12 de julho de 2014, o Aracatu Notícias parabeniza esta cidade linda, de um povo com história e cultura singulares.

Davi Sacer se apresenta no show esperado há 1 ano

Imprimir PDF

Davi Sacer se apresentou ontem (11) no 52º aniversário de emancipação política de Aracatu-BA. O show do artista é esperado desde o ano de 2013, uma vez que ele não conseguiu se chegar ao município para se apresentar. O evento contou também com orações, declamação de poesia sobre a cidade, coreografia, interpretação de canções de cantores evangélicos locais e também Rômulo Carffer e banda. Milhares de pessoas da região compareceram para louvar e adorar ao Senhor Jesus. Clique aqui e veja as fotos de Naiara Porto.

Associação da Rua Nova fará dia de recreação no 52º aniversário

Imprimir PDF

Em comemoração ao aniversário de Aracatu, a Associação dos Moradores da Rua Nova, em parceria com a prefeitura municipal realizará atividades esportivas e recreativas no bairro amanhã (12), a partir das 8:00. Haverá corrida do saco, maratona masculina dando a volta na cidade, maratoninha masculina para crianças entre 9 e 12 anos, corrida do ovo na colher, corrida de 100 e 200 metros, pescaria e muito mais.

Brumado: Homem foi morto a pedradas em 5º homicídio do ano

Imprimir PDF

Um homem foi assassinado a pedradas na noite de fuinta-feira (10) na Praça Chagas Diniz, no bairro do São Felix, em Brumado. De acordo com informações da polícia passadas ao Brumado Agora, o corpo foi encontrado em cima de um dos bancos da praça. Quando a Polícia Militar chegou ao local, encontrou o corpo da vítima com a cabeça cheia de ferimentos e várias pedras de paraleloepipedos ao lado. A vítima foi identificada como Geandro. Ainda segundo informações da polícia Geandro era traficante e ao que tudo indica o crime foi motivado por um acerto de contas do tráfico de drogas. Esse é o quinto homicídio registrado em 2014 na capital do Minério.

O aracatuense Fábio Barbosa lançará livro sobre acidente aéreo

Imprimir PDF

Fábio Barbosa Silveira (popular Fabrício) está escrevendo um livro sobre o acidente aéreo de 21 de março de 1989. O avião carregado de eletrodomésticos, com 3 pilotos que fazia rota de Belém-PA com destino a Guarulhos-SP e caiu nesta cidade, numa favela, fatalizando 25 pessoas. O jovem pretende descobrir as causas do acidente e já tem algumas conclusões, como: a ausência de comunicação entre os pilotos, no momento do checklist cantado (termo da aviação) que é a configuração do voo e isso acarretou no acionamento equivocado de alguns dispositivos, como o speed break que provocou a queda gradativa da aeronave. Clique aqui e assista ao vídeo 1.

Fábio diz que para entender sobre aviação “tive que estudar bastante. Fiz curso de GMP, na mecânica de aviação, só motores, na Viação Marte e de forma autônoma tô sempre no campo de marte, base aérea (em São Paulo), conversando com o pessoal da força aérea que está me auxiliando no livro”, diz. Ele relata que o fascínio por estudar acidentes aéreos começou “aqui em Aracatu. Sempre dava tchau para os aviões quando era criança e queria saber o que fazia eles estarem no ar. E nos acidentes aéreos dificilmente se sabe o que causou e quero saber. Quero concluir o livro em 2 anos e agredeço a minha família e ao Tenete Miranda da Força Aérea de São Paulo pelo apoio, finaliza. Assista ao vídeo 2.

Aracatu: Davi Sacer nesta sexta (11) no 52º aniversário

Imprimir PDF

As igrejas evangélicas de Aracatu, apoiadas pela prefeitura municipal realizarão nesta sexta (11) uma festa de louvor e adoração, com o intuito de comemorar o aniversário de 52 anos de emancipação política do município. A partir das 20h iniciarão as apresentações, na área  livre de eventos do Arraiá do Gererê, com entrada gratuita.

Prefeitura realizará atividades esportivas no dia do aniversário

Imprimir PDF

A prefeitura de Aracatu promoverá diversas atividades esportivas neste sábado (12), no ginásio de esportes, em comemoração aos seus 52 anos de emancipação política. Às 16:30 terá amistoso de futsal da categoria fraldinha da Escolinha Renovação; às 17:15 haverá vôlei feminino; às 17:45 acontecerá amistoso de futsal sub-15 da Escolinha Renovação; às 18:50 terá vôlei masculino. Em seguida, às 19:15 iniciará o grande torneio de futsal entre as seleções A e B de Aracatu contra as convidadas de Presidente Jânio Quadros e Maetinga. Assim às 19:15 a bola rola para a seleção A de Aracatu X seleção de Jânio Quadros, depois a seleção anfitriã B enfrente a de Maetinga. Os vencedores de cada jogo se enfrentam na final, onde o campeão levará o prêmio de R$ 300, 00.

Prefeito Sérgio assina convênio com a SESAB

Imprimir PDF

As publicações do Diário Oficial do Estado dos dias 5 e 6 de julho mostram mais uma conquista do prefeito de Aracatu, Sérgio Maia, que assinou convênios com a Sesab/Fesba para construção de duas unidades satélite, uma,  na Fazenda Lagoa Grande, região da Pedra,  e outra, na fazenda Baixa Escura. Dessa forma  a Prefeitura de Aracatu amplia o atendimento de saúde na área rural, contribuindo para a melhoria de vida da população que vive no campo.

Camp. Aracatuense

Fotos Eventos:

AN - Vídeos home

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Banner

Banner E: