Banner
Banner

Audiência Pública aprova o Plano M. Educação 2015-2024

Imprimir PDF

Ocorreu na última sexta-feira (22) uma Audiência Pública para apreciação, leitura e votação do Plano Municipal de Educação (PME) de Aracatu, às 8h, na Secretaria de Educação. O plano propõe diretrizes, metas e estratégias para a educação municipal no período de 10 anos, isto é, de 2015 a 2024, em todas as áreas da educação, seja com recursos municipais ou em regime de colaboração com o estado e a federação. Vários participantes interviram após leitura, ora para esclarecer dúvidas, ora para acrescentar informações nas estratégias. A leitura do PME foi realizada por Clebiane Teixeira de Carvalho, Coordenadora Pedagógica que capitaneou o processo de construção do PME, o qual foi aprovado por unanimidade. Antes da leitura ocorreram apresentações artísticas, a saber: peça teatral, baseada no cordel de Fonzim de Anagé, interpretada por estudantes do Colégio Cândido; dança e banda fanfarra da Escola Maria da Glória. Ressalta-se ainda a participação de igrejas, professores, diretores e demais funcionárias da educação, entidades, vereadores e representantes do poder público. Clique aqui e veja as fotos de Erivan Coqueiro.

Sérgio responde carta do SINSERV de Vit. Conquista

Imprimir PDF

É com surpresa que Município de Aracatu recebeu um movimento patrocinado pelo SINSERV - Sindicato dos Servidores Públicos de Vitória da Conquista, na segunda-feira, 11/05, reivindicando o pagamento do Piso Salarial Nacional da Categoria. Mais surpresa ainda causou uma carta aberta lançada nas redes sociais, sobretudo facebook, com as falsas afirmações de que houve redução dos salários dos professores, de que não é pago o Piso Salarial Nacional da categoria, que me recuso a receber os diretores do sindicato e de negociar, que interfiro na administração do sindicato fazendo a desfiliação por conta própria de servidores e ameaçando aqueles que permanecem filiados, além de descontar e não repassar as verbas referentes à mensalidade sindical.Repudio as declarações falsas e oportunistas. As medidas judiciais serão adotadas.

Em nenhum momento deixei de dialogar com a categoria dos professores. A própria categoria procurou o Assessor Jurídico do Município, Dr. Kleber Lima Dias, protocolando ofício e marcando reunião para o dia 04/11, às 10h. Contudo, os representantes da categoria somente compareceram à prefeitura às 10:32h, quando o referido assessor já havia começado uma outra reunião, pois imaginava que não mais apareceriam, dado o elevado tempo de espera. Mesmo com o atraso o assessor manteve o compromisso de atendê-los, porém, 15 minutos após a chegada, os representantes dos professores foram embora sob a alegação de que não podiam esperar. Portanto, não há que se falar em falta de diálogo por parte do município.

Estamos dispostos a negociar, mostrar a realidade do município e nos comprometemos a trabalhar de acordo com a própria legislação local. O pagamento dos vencimentos dos professores é pago obedecendo a Lei Municipal nº 510/2014, que se refere ao Plano de Cargos e Salários dos Professores, que foi uma conquista democrática, criado e aprovado com participação dos próprios professores. Tenho consciência, que, mesmo enfrentando várias dificuldades, inclusive a diminuição das verbas repassadas ao município, o professor na minha gestão esta sendo valorizado como se deve, estamos pagando valor superior àquele delimitado pelo piso nacional para a categoria, assim como determina a Lei Municipal de número 510/2014 (Estatuto dos Professores). Em nosso município não existe professor recebendo menos do que o Piso Nacional.

Sobre a mensalidade e o imposto sindical, quando descontados foram integralmente repassados ao Sindicato. Temos os comprovantes e vamos acionar judicialmente aquele que tentar se beneficiar por essa mentira. Contudo, no ano de 2015, após análise mais apurada, percebemos que o Sindicato de Vitória da Conquista, apesar de bradar aos quatro cantos que possui Delegacia em Aracatu, somente possui base territorial para atuar em Vitória da Conquista. Por este motivo os descontos das mensalidades sindicais foram devolvidos aos servidores, que podem optar por pagar diretamente à entidade. Quanto ao imposto sindical, será pago à Federação que representa a categoria, não o Sindicato de Vitória da Conquista, que não possui a base territorial de Aracatu. Ademais, outras providências serão adotadas para apurar as irregularidades do Sindicato, como os ofícios requisitando o pagamento, a destinação dos valores nos anos anteriores, etc.

No ano de 2015 inúmeras foram as conquistas dos professores, sobretudo pela Lei Municipal nº 510/2014. Mesmo assim, parte se mostra insatisfeita. Curiosamente, o movimento que pede a greve somente iniciou após o município não repassar o imposto sindical ao Sindicato de Vitória da Conquista, porque percebeu a tempo a ausência de base territorial, mas sim à Federação competente.Em relação à greve, apesar de ser um direito dos trabalhadores, penso que nesse caso específico configura um abuso, pois, como já dito, nenhum professor do município recebe valor inferior ao piso nacional, e caso essa especulação de greve se confirme, os maiores prejudicados serão os alunos. Penso ainda que deve haver um bom senso da classe dos profissionais para que não se chegue a esse ponto e, reafirmo minha intenção de dialogar para que possamos resolver essas questões da melhor forma possível para ambas as partes, os professores e o município.

Cumpre dizer, ainda, que nunca interferi na administração do sindicato, nem tenho poder para tanto. Nunca exigi filiação ou desfiliação. De igual forma, que disse e/ou divulgou tal absurdo será responsabilizado civil e criminalmente.Percebe-se, no contexto da carta divulgada pelo Sindicato de Vitória da Conquista um ataque pessoal a mim. Fui chamado de “tirano” e “intransigente”. Quem adota tais atitudes, distorcendo a verdade e partindo para agressão pessoal não merece, realmente, que seja adotado qualquer tipo de diálogo. Mas em respeito à categoria continuo firme no propósito de demonstrar que a Lei nº 520/2014 está sendo cumprida. E, como disse, deu causa à não realização da reunião foi, única e exclusivamente, o sindicato.

Professores realizam protesto e sinalizam paralisação

Imprimir PDF

Os professores de Aracatu realizaram ontem (11), pela manhã, um protesto contra a gestão pelo fato de que, segundo eles, o gestor Sérgio Maia (PV) não está pagando os direitos trabalhistas legais. O ato iniciou com uma reunião na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSERV) que capitaneou as atividades e em seguida os profissionais, em passeata, com cartazes de reivindicações e manifestações ao microfone, se dirigiram para a prefeitura, onde externaram suas reivindicações. Na pauta consta piso salarial e outros direitos inerentes ao Plano de Carreira do Magistério. Os professores marcaram uma assembleia para o próximo dia 19 e caso não sejam atendidos, ameaçaram paralisar as atividades. O evento contou com representantes da UGT e da FESEMPRE. Veja as fotos.


Campeonato aracatuense inicia com show de gols

Imprimir PDF

O campeonato aracatuense de futebol iniciou ontem (09), às 14h, no estádio Carrapichão, com o jogo de abertura na categoria principal, entre Cruzeiro X São Caetano, onde aquele superou este com uma goleada de 5X1, caracterizando um show de gols que pode definir a competição, se assim prosseguir, com de muitos gols. O segundo jogo da rodada ficou Renovação 2X1 Milan.

Ainda ontem, às 16h, na categoria principal o Renovação bateu o Milan (riachão) por 2X1. Já hoje (10), às 8:45h, o Renovação, na categoria juvenil enfrentou novamente o Milan (Riachão) e ficou no empate de 2X2. E às 10:45h, iniciou a partida entre Cesa 4 X Vitória que finalizou em 4X0 para o primeiro.

Feliz Dia das Mães hoje e sempre

Imprimir PDF

O Aracatu Notícias parabeniza a todas as Mães por este dia tão especial. Que as homenagens prestadas hoje possam ser constantes, que os filhos façam jus sempre ao Amor recebido or suas Mães diariamente. Que Deus conceda muita Saúde, Paz e Amor a este ser que é o prolongamento do Amor Divino. Parabéns.

Colégio Cândido convida comunidade p/ reunião, 09/05

Imprimir PDF

SINSERV Aracatu convida professores para assembleia dia 11/05

Imprimir PDF

O Sindicato dos Servidores Públicos de Aracatu (SINSERV) convida toda a categoria dos professores para uma assembleia extraordinária, a realizar-se no dia 11 de maio de 2015, às 10h, para discutir assuntos de interesse da categoria, como o piso salarial. O Sindicato pontua que aguarda um posicionamento da prefeitura para estabelecer um dialogo que concerne a assuntos do interesse de ambos. O SINSERV afirma que todos os professores, mesmo que não estejam afiliados, poderão participar e que a entidade não tem compromisso com políticos e nem com legenda partidária ou interesses que não sejam do coletivo.

Liga Aracatuense de Futebol adia abertura do campeonato

Imprimir PDF

A Liga Aracatuense de Futebol comunica que, em função das chuvas abençoadas e com previsão de chuva para todo o final de semana, foi decidido adiar a abertura do campeonato municipal para o dia 09 de maio. A liga conta com o apoio de todos od torcedores, atletas e dirigentes de equipes.

Atenciosamente,

A direção: Marlúcio Castro, Ailton Carvalho, Murilo Marinho e Mateus Lima.

Chuvas constantes em Aracatu

Imprimir PDF

Desde a última semana está chovendo diariamente em Aracatu e acumulado bastante água nos açudes e barragens. O clima está frio e nesta última noite, isto é, de ontem (01) para hoje (02) choveu praticamente a noite inteira. Na zona rural muitos lavradores até plantaram, de vido a constância das chuvas e esperança de uma boa colheita. Hoje (02), a previsão, segundo a CPTEC, tem 80% de probabilidade de chuva com trovoadas. Amanhã (03), a temperatura varia entre 17°C e 30°C e há nebulosidade variável com pequena chance de chuva, apenas 7%.

CMDCA publica edital para seleção de novos conselheiros

Imprimir PDF

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Aracatu – CMDCA, no uso de suas atribuições, conforme preconiza a Lei Federal N° 8.069/90 – Estatuto da Criança de do Adolescente, as Resoluções n°s 152/2012 e 170/2014, ambas expedidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes – CONANDA, e a Lei Municipal n° 396/2006, com alteração na lei 406/2007, TORNA PÚBLICO o Processo de Escolha Unificados para  Membros do Conselho Tutelar para o quatriênio 2016/2019, mediante as condições estabelecidas neste edital. Para mais informações, favor entrar em contato com a Assistência Social e CMDCA na pessoa do defensor público Municipal Dr. Thiago Ferraz, na Prefeitura Municipal. Clique aqui e leia o edital na íntegra.

Polícia apreende indivíduos com armas e motos adulteradas

Imprimir PDF

Cumprindo mandado de busca e apreensão expedido pela comarca de Brumado, policias militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ªCIPM) e policiais civis da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª Coorpin), lotados nos municípios de Aracatu e Maetinga, apreenderam na Fazenda Serra Negra e conduziram para a delegacia dois indivíduos, sendo um deles preso em flagrante delito por posse ilegal de um revólver calibre 32 com dois cartuchos (um deflagrado), uma espingarda de caça, três motocicletas, uma delas com placa e chassis adulterados, e uma quantidade em dinheiro supostamente de origem ilícita.

Idoso morre após assalto no Pov. São Francisco em Aracatu

Imprimir PDF

Ontem (02) à noite, por volta das 21h, dois meliantes assaltaram uma casa no Povoado do São Francisco, em Aracatu. Segundo informações da Polícia Militar, os bandidos chegaram armados em duas motos, as estacionaram antes de uma porteira, próxima da residência, onde moravam 3 idosos beatos. Um dos idosos, de 65 anos, conhecido por Lili, que estava sentado à no passeio da casa, ao perceber os meliantes, com medo, tentou adentrar a residência, porém, foi atingido no abdômen e perdeu muito sangue enquanto os bandidos adentraram a casa e deram voz de assalto. Eles pediram dinheiro aos outros dois senhores e reviraram toda a casa a procura de mais e após isso, fugiram. Em seguida um dos moradores foi à procura de socorro para o irmão ferido que foi levado urgentemente por um vizinho para o hospital de Aracatu e logo encaminhado para Vitória da Conquista, contudo não resistiu e faleceu. O corpo se encontra em uma funerária em Brumado, onde também será velado na casa de familiares, na rua princesa Isabel, no bairro São Félix. A Polícia Militar se dirigiu ao local ontem, porém, não conseguiu encontrar os criminosos e prossegue com as investigações.

Verão Mix 2015 em Aracatu, dia 19/04

Imprimir PDF

O Verão Mix 2015 está arrepiando com um super elenco de atrações, a saber: Sem Limite, Vingadora e Chris Pimenta, na área livre de eventos do Arraiá do Gererê, em Aracatu-BA, no dia 19 de abril. Haverá cerveja, refrigerante e água mineral, entre outros produtos, gratuitamente. Entre no face do Verão Mix e compartilhar o banner para concorrer a prêmios de R$ 100,00 em dinheiro, camisetas e muito mais. As camisetas podem ser adquiridas com os vendedores autorizados ou com Mateus Oliveira no (77) 8121-6567.

Camp. Aracatuense

Fotos Eventos:

AN - Vídeos home

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Banner

Banner E: